Programa Jovens Embaixadores 2017





Informamos que a Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil lançou na quinta-feira, dia 19 de maio (https://www.facebook.com/JovensEmbaixadores/) , a décima quinta edição do programa Jovens Embaixadores .
São 15 anos promovendo, em parceria com instituições, entre elas a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, esse importante intercâmbio para jovens de destaque na rede pública de ensino!
Solicitamos ampla divulgação nas escolas e que este programa seja divulgado para os alunos do Ensino Médio.

 
CRONOGRAMA


FASE 1 – do lançamento do programa até 19 de agosto:
 
 
, os interessados preenchem o pré-cadastro online e recebem imediatamente uma resposta automática dizendo se se enquadram nos pré-requisitos básicos do programa e se foram ou não aprovados para a ETAPA 2:
- "Aprovado para a ETAPA 2": O candidato recebe uma mensagem automática com instruções para seguir adiante no processo seletivo e um "link" para acessar o seu formulário de inscrição.
- "Não aprovado para a ETAPA 2": Uma resposta automática informa que o candidato não preenche todos os pré-requisitos necessários para a participação no programa e não poderá continuar no processo seletivo.
 
 FASE 2 – até o dia 26 de agosto:
 
 
O candidato deverá:
 
concluir o preenchimento do formulário de inscrição online;
selecionar a instituição parceira mais perto de sua casa e no mesmo estado onde reside, para onde toda a sua documentação será enviada via internet. Caso o candidato não resida no mesmo estado onde estuda, é possível selecionar uma instituição parceira do estado onde estuda;
carregar a foto e TODOS os documentos comprobatórios dos pré-requisitos;
clicar em "formulário concluído".
IMPORTANTE: O candidato poderá fazer esse processo em várias etapas, salvando os seus dados toda vez que incluir um documento ou uma nova informação. Entretanto, isso só poderá ser feito até o prazo-limite da Etapa 2 – 26 de agosto. Depois desta data os candidatos não terão mais acesso ao link para o formulário online.
 
Ao enviar o formulário de inscrição, o candidato receberá uma mensagem dizendo que o seu processo foi concluído com sucesso e que o seu material encontra-se no banco de dados do programa para revisão por parte da instituição parceira selecionada.

FASE 3 – até 09 de setembro:
 

 

As instituições parceiras acessam o banco de dados do programa e revisam o material dos seus candidatos.

IMPORTANTE: Depois que o candidato concluir o processo de inscrição e enviar o seu material para o banco de dados do programa, somente a instituição parceira poderá fazer qualquer alteração em seu cadastro e/ou substituir um ou mais anexos, caso necessário.
 
Ao final desse processo de revisão do material enviado, a instituição parceira deverá clicar em:
- "Aprovado para a ETAPA 4: Exame escrito"
O candidato receberá uma mensagem automática dizendo que ele foi aprovado para a prova escrita, que ocorrerá no dia 16 de setembro, das 14:00 às 17:00, horário de Brasília. O local exato do exame será informado pela instituição parceira escolhida pelo candidato.

- "Não aprovado para a ETAPA 4"
O candidato receberá uma mensagem automática dizendo que ele não foi aprovado por não preencher XXXX pré-requisito(s). IMPORTANTE: A instituição parceira deverá, necessariamente, indicar qual dos pré-requisitos o candidato não preenche. Só será possível fechar a tela após o preenchimento desse campo. 2
IMPORTANTE: Caso o candidato tenha sido aprovado para a Etapa 4, mas não tenha sido contatado pela instituição parceira (por e-mail ou telefone) até o dia 13 de setembro, ele(a) deverá entrar em contato com a instituição para confirmar o local de realização da(s) prova(s).
 
 
FASE 4 – 16 de setembro (das 14:00 às 17:00, horário de Brasília):
Instituições parceiras em todo o Brasil aplicam o exame escrito na mesma data e horário (14:00-17:00 – horário de Brasília).
 
 
FASE 5 – até o dia 30 de setembro:
 


Instituições parceiras aplicam o exame oral, visitam a casa dos candidatos com os melhores resultados nas etapas anteriores e selecionam os estudantes que participarão da competição nacional, respeitados os limites máximos para os estados*.
Após a seleção, a instituição parceira deverá anexar as provas escrita e oral + o relatório da visita à casa do(s) candidato(s) selecionado(s) e, ao final, clicar no botão:

- "Semi-finalista": O candidato receberá uma mensagem automática informando que ele é um dos semi-finalistas e que participará da competição nacional por uma das 50 vagas do Programa Jovens Embaixadores.
 
*Ao aprovar candidatos para a competição nacional, deve-se observar o seguinte:

Estados com até 2 instituições parceiras = Até 04 (quatro) candidatos
Estados com até 03 instituições parceiras = Até 03 (três) candidatos
Estados com 4 ou mais instituições parceiras = Até 02 (dois) candidatos

Caso o candidato não tenha sido selecionado para a competição nacional, a instituição parceira deverá clicar em:
- "Não aprovado na ETAPA 5": Ao clicar nesse botão, uma tela com o texto a ser enviado para o candidato se abrirá. Nela, haverá um espaço para que a instituição parceira explique em breves palavras o motivo da não-aprovação do candidato nesta etapa. IMPORTANTE: Só será possível fechar a tela após o preenchimento do motivo.
IMPORTANTE: Nesta fase, as instituições parceiras devem, necessariamente, aprovar ou reprovar TODOS os candidatos que realizaram as provas.

 
 
FASE 6 – até 21 de outubro:
 
Comitê de seleção da Embaixada/Consulados reúne-se para fazer a revisão do material dos semi-finalistas e selecionar os novos Jovens Embaixadores.

FASE 7 – até 28 de outubro:
 
Embaixada anuncia a lista dos selecionados para participar do Programa Jovens Embaixadores 2017.

FASE 8 – Outubro/novembro:
 
 
Jovens Embaixadores providenciam a emissão do passaporte e demais documentos necessários para a viagem aos Estados Unidos em janeiro de 2017, conforme orientações da Embaixada dos EUA.

FASE 9 – Dezembro:
 
Embaixada + Consulados + instituições parceiras ajudam os Jovens Embaixadores na preparação para a viagem aos Estados Unidos.

FASE 10 – 10-13 de janeiro de 2017:
 
Entrevista de visto e orientação pré-partida em Brasília.

FASE 11 – 13 de janeiro de 2017:

Embarque para os Estados Unidos.

FASE 12 – 14 de janeiro-4 de fevereiro de 2017:
 


Programação em Washington-DC e estados-anfitriões.

FASE 13 – 5 de fevereiro de 2017:
 
Chegada dos Jovens Embaixadores no Brasil.

 
 
 
 
 
 
 
 

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